3 de julho de 2012

O que não mata, engorda

Se tem uma coisa que eu me arrependo enquanto vivo é de não ter comido fruta do conde.
Já surgiram diversas oportunidades, chances, e promoções em supermercado, mas por alguma razão e desculpas esfarrapadas deixei de comer.

Essa minha lamentação toda começou quando uma prima de Natal mandou uma foto de um pé de fruta do conde. Fazia tempo que não achava nada tão bizarro assim. São galhos finos com folhas finas, e do nada surge aquela coisa verde, grande, grotesca e com gomos. Em busca da consolação de nunca ter provado fruta do conde, perguntei para minha avó:
- Fruta do conde parece com quê?
- Acho que parece com jaca. Tem uns gominhos assim, sabe?

Se fruta do conde for mesmo parecida com jaca, desisto de provar agora. Detesto jaca. O cheiro, a textura, ela no pé também não é algo bonito.
Nem tudo na natureza é delicado, e as jacas estão aí para provar isso.

Se aprendi a comer nesta vida, foi por causa da minha avó (excelente cozinheira e, por sua vez, degustadora !). Devo confiar no paladar dela, deve ser parecido com o meu.
Se eu confiar no paladar de minha avó, jamais provarei fruta do conde e morrerei sabendo que fruta do conde é ruim porque se assemelha à jaca.
Mas que coisa horrorosa seria existir dois tipos de jaca no mesmo planeta!

Foi quando me surgiu:
- Vó.. Você gosta de jaca?
Eis a surpreendente resposta:
- Claro, ué.
Além de ser inexplicável para mim como alguém em condições normais de temperatura e pressão pode gostar de jaca, ficou mais inexplicável ainda (se é que isso existe) o que é a fruta do conde.

Pesquisando nesse mundinho vasto que é a internet, descobri que fruta do conde pode ser chamada de pinha (e cabeça-de-negro, mas enfim).
Mas veja bem: se for pinha, eu já comi.
E não gostei.

Tá que foi quando eu era criança, chata e não fazia judô: fresca, talvez meu paladar tenha mudado só um tiquinho.
Porém, eu não gostei mesmo. Deixo estar.

Se fruta do conde for mesmo pinha, não preciso nem provar: não gosto. Morrerei sabendo que não gosto.

Se fruta do conde for mesmo parecida com jaca, não quero provar: não gosto. Morrerei sabendo que se assemelha à jaca, e por isso mesmo, é ruim.

Se a fruta do conde for igual a fruta do conde e somente igual a própria, espero morrer sabendo o que é.

venho aqui contar para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ahá.