18 de maio de 2012

Einstein

Meus pais sempre nunca foram superprotetores ou superatenciosos, porque comigo, nunca precisaram mesmo. Não que eu seja (ou fosse) completamente ajuizada e com boas intenções sempre, não que eu não errasse ou queimasse meu dedo no fogão vez em quando, mas é que tudo o que fazia, resolvia por si só.

Eu estava cursando o Ensino Médio, e foi aí que minhas notas começaram a se complicar. Já estavam se complicando há um certo tempo, mas como acharam que eu iria resolver, deixaram pra lá.
Não resolvi.
Mais uma vez, a pequena Ana Julia ia mal em exatas e seus pais, pela primeira vez, foram convocados à famosa reunião do colégio.
Ao contrário do esperado - ou desejado, essa convocação não veio através de carta nem de bilhete na mochila, perdido entre as provas zeradas. Ligaram pro meu pai.
Não emputecido mas chateado, meu pai disse que compareceria à reunião comigo ao lado no sábado de manhã.

Eis que chega o temido e aguardado sábado de manhã, e eu visivelmente acordara de mal humor. Não por ser sábado de manhã, mas por saber que o que eu iria ouvir lá na reunião se repetiria em casa. "Precisa estudar mais, parar de desenhar, tirar os fones de ouvido, se concentrar mais, se esforçar, assistir às aulas extras" e toda aquela ladainha que já me disseram antes.
Lembro que coloquei a primeira roupa que vi e fui de chinelos.
Meu pai nunca ligara antes para roupa que vestia, mas naquele dia, ele de camisa social azul e jeans perguntou:
- Você vai assim? - meu humor que já estava ruim piorou.
- VOU! - respondi quase gritando, quase explodindo.
- Com esses pés esquisitos?
Meu pai riu (como sempre fazia) e disse que eu parecia a minha mãe na TPM. Respondi que não estava na TPM coisa nenhuma, e que parecia a minha mãe, mas meus pés esquisitos eram iguais aos dele.

Pegamos o carro e a L2 sul.
Chegando no colégio, os professores estavam mais bem arrumados que o comum. Me deu vontade de rir, confesso.
Para meu azar, o primeiro professor que tivemos acesso foi o de álgebra. E logo vieram as reclamações: aquelas mesmas de sempre, que eu não aguento mais ouvir (e que até hoje ouço):
- Ela ouve música durante a aula, e quando não o faz, desenha na carteira e no caderno. Acho que tem déficit de atenção - sugeriu o professor
- Tenho coisa nenhuma! - respondi
- Fica quieta, Ana Julia - meu pai mandou. Fiquei quieta, levantei a sobrancelha direita e olhei pro professor, que prosseguiu:
- E não comparece às aulas à tarde. Ela faz alguma outra atividade neste período?
- Claro que faço! E você sabe, professor, até parece que você não sabe que eu quero ser artista. - justifiquei novamente
- Fica quieta, Ana Julia - meu pai mandou de novo - Faz sim, mas se for necessário eu tiro ela das aulas extras à tarde e ela vem pra cá estudar.
- Coisíssima nenhuma... - desde sempre geniosa, não consegui ficar calada mais uma vez. Mas meu pai continuou, e de repente o professor, virou psicólogo:
- Isso é coisa da mãe dela, que apoia essa loucura de arte. Arte não dá dinheiro, já disse. Mas ela não me ouve, agora fica aí tirando nota baixa em Matemática e Física. Se bem que até em Artes suas notas estão baixas hein, moça?
- Ah, isso é coisa de criação, não é culpa da minha mãe não. Cês me criaram dizendo que eu podia ser o que quiser, agora aguenta.
- Mas a única coisa que eu exijo é que você vá bem na escola, até no judô eu te coloquei! - o professor observava
- Mas eu vou! - meu pai riu. Foi uma dessas frases que eu digo sem pensar, sem nem pensar em pensar, na verdade. Mas para mim eu ia muito bem: não comparecia às aulas, mas quando ia, entendia tudo. Meu pai virou pro professor prometendo melhoras e que se eu não a fizesse, iria para o colégio público.
Mais uma vez, Aninha contrataca:
- Pode colocar, por favor.
Meu pai se vira pra mim, faz cara de chateado e pergunta em alto e bom tom:
- Fica quieta! Quer voltar pro orfanato?!


Surpreendentemente, minhas notas em Matemática melhoraram.




Observações:
1 - Em Física não.
2 - Não sou adotada.
3 - Mas às vezes tenho dúvidas.