2 de fevereiro de 2010

To see if I still feel.

Os seres humanos são animais engraçados. Mais engraçados do que aqueles lagartos verdes que andam na água que você viu hoje, no Discovery. São animais engraçados, porque têm memória independente de trauma, mas dependente de momento.
Sinceramente, se você me perguntar o que foi que eu comi no jantar na segunda-feira passada, eu não saberei responder. Porém, se você perguntar o que eu coi na segunda-feira, aniversário do Rafael, a última segunda-feira de 2009, eu saberei responder. Porque foi o momento daquela segunda-feira.

Os seres humanos são animais engrçados porque são diferentes. E por assim serem, têm momentos diferentes. E pensamentos diferentes, em horas diferentes, e às vezes, horas erradas. Essas horas marcam aquele momento.

Pessoas são animais engraçados porque pensam. Descartes esqueceu que era um animal quando disse "penso logo, existo". Descartes esqueceu dos animais quando disse "penso logo, existo". Descartes se tornou (no sentido figurado - ou não tanto assim) um animal quando disse "penso logo, existo".
Maçãs não pensam.
E elas existem.
E mesmo (concordando com Sartre em A Imaginação) elas existam para os seres humanos, que pensam, ela continua não pensando.
Mesmo que Descartes tenha dito "Penso logo, existo" no sentido figurado, ele esqueceu de especificar, e esqueceu que, como seres humanos são animais engraçados, poderiam interpretar de forma mais engraçada ainda.
Bom, se ele falou isso no sentido figurado, alguns autores de livros de filosofia e história eram bem engraçados.

Seres humanos são animais engraçados porque interpretam. E têm seu medo de interpretar a partir de suas diferenças, seus momentos, seus pensamentos, seus dizeres, vontades, e, principalmente, sentimento.

Pessoas são seres engraçados porque sentem. Mas, principalmente, se apaixonam.
Paixão é analgésica, alucinógena, deprimente, causa dependência, tira pedaço, mata um pouco, mas todo mundo quer sentir. Mesmo sabendo, ou esquecendo que aquilo pode machucar, eles prezam por minutos de felicidade com aquele ser humano, aquele outro "animal engraçado".

Mesmo sabendo que seres humanos são animais engraçados porque (se) machucam.






Obs. I: E pessoas são como paixão. Você sempre quer sentir de novo.

Obs. II: Feliz fevereiro.

Um comentário:

Lucca Mendonça disse...

Eu falei quase exatamente isso (sobre o cara do baralho) pra minha professora de Filosofia uma semana antes de acabar o ano letivo. Ela disse que eu era louco.
Meu professor de História disse só que eu era muito jovem e burro por querer analisar esse tipo de coisa, que já é uma 'verdade' para muitos.

Sobre o começo do post: gostei, cara. Gostei bastante e nunca tinha parado pra pensar sobre isso dessa forma. Enfim, não esperava menos de você.

E ah, só pra constar, a vírgula é em outro lugar: "Penso, logo existo".

Postar um comentário

Ahá.